top of page
Image by Soheb Zaidi

Quando o cérebro explode



A luta diária contra a sobrecarga mental é algo que eu conheço bem. Imagina só ter a mente bombardeada o tempo todo por uma infinidade de estímulos: sons, imagens, pensamentos, preocupações e tarefas. É assim que é a minha realidade, como alguém que convive com TDAH e TEA. Essa sobrecarga mental se transforma em uma verdadeira batalha, exigindo uma quantidade enorme de energia e recursos mentais para conseguir lidar com tudo isso.


E o cansaço mental que vem junto com essa sobrecarga é algo que se instala rapidamente. Minha mente esgotada luta constantemente para se concentrar e processar informações de forma eficiente. Até mesmo as tarefas mais simples se tornam um verdadeiro desafio. Isso acaba levando a erros, frustração e uma sensação de incapacidade que afeta diretamente minha autoestima e qualidade de vida.


A multitarefa e a organização se tornam verdadeiros obstáculos para mim. Com essa sobrecarga mental, tenho dificuldade em filtrar e priorizar informações. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo se torna quase impossível, e a organização acaba sendo um desafio constante. Isso torna difícil cumprir prazos e gerenciar meu tempo de forma adequada.


E não podemos esquecer dos efeitos da ansiedade e do estresse causados pela sobrecarga mental. Essa sensação constante de estar "no limite" pode facilmente me levar a uma espiral descendente de preocupações e pensamentos negativos. A ansiedade crônica e o estresse excessivo têm um impacto negativo tanto na minha saúde mental quanto física, aumentando o risco de problemas como a depressão.


Outra consequência da sobrecarga mental é o isolamento social que acaba acontecendo. Tenho dificuldades em lidar com ambientes barulhentos, interações sociais complexas e demandas cognitivas intensas. Isso acaba me afastando das pessoas, aumentando a sensação de solidão e agravando ainda mais a minha sobrecarga mental.


Conviver com essa sobrecarga mental é realmente um desafio diário. Cada pequena tarefa pode se tornar um verdadeiro apocalipse para mim. Por isso, é fundamental que aqueles que não têm esses transtornos tentem compreender e apoiar pessoas como eu, criando um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.


Ps.: pequenos gestos de empatia e compreensão podem fazer uma grande diferença na vida de alguém que lida com a sobrecarga mental diariamente.






Faça parte da nossa lista de emails

Valeu! 

bottom of page